Cores nos Ambientes

A ausência de uma cor num ambiente não quer dizer que teremos dificuldades nesta ou naquela questão, mas em alguns aposentos é aconselhável utilizarmos as cores como nossas aliadas com a finalidade de nos proporcionar melhores energias.

A energia mais etérea proporcionada pelas cores pode ser captada no ambiente em que estamos. Dependendo da cor que utilizamos para idealizar um pensamento, projeto ou um desejo, podemos alcançar  mais rapidamente o resultado.



Algumas cores são especialmente propícias para certos ambientes, veja alguns exemplos:
A cozinha será mais beneficiada se  predominar a cor branca que traz  energia associada à pureza, força e saúde presentes no preparo dos alimentos.

Nos banheiros não há necessidade de predomínio total do branco mas é útil tê-lo em quantidade para trazer mais purificação e limpeza ao ambiente.

Sala de estar pode ter algo em violeta, cor da transmutação e da espiritualidade. É tom sedante, irradia energia positiva, é pacificador e neutralizador que absorve a negatividade do ambiente. 

Num dormitório de pessoa idosa é conveniente ter acessórios em tons laranja podendo ter paredes pintadas de alaranjado muito claro. Como  os idosos perdem parte da energia vital com o passar dos anos,  a cor laranja vem auxiliar o aposento trazendo vitalidade e alegria de viver. Laranja vibra como o sol, incentiva a criatividade, as atividades artísticas, desportivas e intelectuais.

Num quarto de bebê funciona muito bem os tons de amarelo simbolizando alegria e é considerado um escudo por sua capacidade para neutralizar as energias negativas.

No quarto de casal deve algo em tom  rosa. O rosa tem poder, energia e traz vibrações positivas. Por ser uma cor harmonizadora promove o entendimento amoroso e por ser uma energia ligada ao amor incondicional e ao afeto é a cor mais sutil. Desperta a sensibilidade e os sentimentos puros.

Dormitórios de adolescentes devem trazer tons de azul ou verde azulado. Azul está associado à tranqüilidade e segurança, fatores que geralmente faltam nessa fase da vida. A cor azul clara  desperta a tranqüilidade, a interiorização, a paz e a harmonização, é a cor indicada para vencer o medo. O marinho do azul mais profundo  representa o prazer de viver. Bom para dar asas à espiritualidade, para o oculto e principalmente para a vitalidade e longevidade. Verde é a cor da natureza, da abundância, da esperança e do crescimento. É a energia das realizações, das metas, da fertilidade e da reciclagem da energia  vital.

Nos ambientes em que se realizam atividades comerciais não deve faltar a cor vermelha, laranja ou dourado. Vermelho está ligado aos benefícios, ascensão, autoridade e fama e poder. O laranja e o ouro trazem energia do desejo de vencer, da abundância e riqueza.

Obviamente devemos ter cuidados quanto aos excessos ao inserirmos cores em nosso ambiente, principalmente os tons carregados de azul, rosa ou violeta e tons  quentes como o vermelho, laranja, amarelo. Um dormitório carregado de tom azul ou lilás traz excesso e energia yin que pode trazer apatia e melancolia e com excesso de amarelo ou laranja traz energia yang dando inquietação, nervosismo ou falta de concentração.