A Importância do Fluxo Energético Vento-Água no Ambiente

Os antigos mestres taoístas chineses observavam e estudavam a natureza para conseguir compreender os processos energéticos que se moviam em volta deles e como isto poderia afetar uma habitação. Chegaram então a conclusão de que duas forças fundamentais influenciavam um ambiente: o vento (yang) e a água (yin).

O vento influencia nosso equilíbrio. Uma circulação de vento dentro de uma residência pode ser benéfica ou não. Se ela for maléfica e a pessoa ficar muito tempo nessa circulação poderá sentir efeitos no seu emocional como ansiedade, irritação, intolerância. No aspecto mental poderá ter problemas de concentração e dificuldades de absorção de conhecimentos e quanto à saúde física poderá ter resfriados, dores lombares, torcicolos ou dores de cabeça.

O vento também ativa o efeito das estrelas (estudo matemático feito pela Escola Tradicional Xuan Kong Fei Xing) que permanecem num local, este estudo é obtido através de muitos cálculos utilizando-se bússola Luo Pan e o conhecimento do equilíbrio dos cinco elementos: água, fogo, terra, madeira e metal. O posicionamento das estrelas tem efeito sobre o equilíbrio, harmonia, saúde e as oportunidades dos moradores ou usuários da edificação.

A água é capaz de conduzir ou estancar as energias. Ao analisar o ponto onde existe uma caixa d´água, poço, piscina é necessário também estudar as estrelas posicionadas ali para então potencializar ou minimizar seus efeitos.

Todo equilíbrio prometido pelo Feng Shui Tradicional Chinês é obtido através da harmonia entre os cinco elementos, também utilizados na Medicina Chinesa e Acupuntura. Esses elementos são padrões de comportamento da energia, e nesses cinco itens se incluem todas as coisas do universo, dos objetos mais materiais às energias mais sutis. A cura dos ambientes é feita utilizando elementos que contrabalançam outros compensando-se os faltantes ou que os estão em excesso. Ao colocar “curas milagrosas” como bolinhas de cristal, flautas ou pares de objetos, por exemplo, o efeito é apenas de auto-sugestão, e não de interação real com o ambiente.

Somente um estudo mais elaborado de Feng Shui pode detectar as influências energéticas invisíveis numa edificação ou então pode-se sentir intuitivamente o ambiente, se ele está bom ou não. Como a energia invisível não pode ser percebida pelos sentidos há que se extrair um estudo com cálculos matemáticos para detectar os campos eletromagnéticos num espaço e aí então fazer as curas necessárias para o bem de todos os ocupantes. Considero que os aspectos invisíveis sejam até mais importantes de se ter em consideração do que os visíveis.

Portanto se você leu ou ouviu e pôs em prática coisas sobre o “feng shui milagroso” como posicionar um objeto ali e uma cor ou outra acolá para resolver seus problemas, muito provavelmente isto pode ter decepcionado você, mas ao aplicar as técnicas verdadeiras e tradicionais através de um estudo bem elaborado, aí sim você pode se surpreender, porque acreditando ou não elas funcionarão, pois tais conceitos não estão ligados a nenhuma crença e sim a uma ciência.

Outro aspecto importante: nunca abra mão de seu gosto pessoal em função de regras de harmonização que você não aprecie.

O objetivo principal do Feng Shui deve ser o de guardar e preservar as boas influências disponíveis no lugar permitindo que permaneçam e que fluam suavemente por todos os aposentos.

Outro objetivo importante é reduzir os efeitos negativos das diversas influências nocivas ao local. Estas influências maléficas podem ter origens na própria construção ou podem ser resultantes das alterações no entorno.

Ao implementar as curas num local afetado energeticamente obtêm-se resultados positivos na saúde, bem-estar, harmonia e equilíbrio dos moradores ou usuários do espaço.